“O amor encanta-se com as diferenças.”
O Projeto Educativo “Rotas de Esperança 2022-2024 – O Amor encanta-se com as diferenças” insere-se na estratégia de continuidade e consolidação da qualificação da Casa de Acolhimento, através do novo paradigma, procurando prestar um serviço terapêutico de qualidade, que possa suprimir as necessidades e especificidades de cada educando, potenciadoras de crescimento pessoal e desenvolvimento humano, de forma individualizada e gradual, sendo que as problemáticas existentes se verificam mais diversificadas e complexas.
Assume-se como um instrumento estratégico que nos orienta na nossa ação, pois estão operacionalizadas todas as linhas orientadoras de toda a atividade pedagógica, assim como, objetivos, recursos e outras informações relevantes, numa perspetiva integrada e ecológica. Tem como princípio promover uma consciência e uma cultura coletiva de abertura, reflexão, monitorização e análise permanente nos processos de trabalho.
O título deste Projeto Educativo – “O amor encanta-se com as diferenças” está centrado na temática do amor e na construção de si próprio, surge ancorado à premissa de que o amor e a empatia devem estar na base de qualquer ser humano feliz. Paralelamente, é nosso desígnio abraçar e educar para as diferenças oferecendo amor, pois só através do amor é possível cimentar a vinculação necessária para que exista uma aproximação do “eu” com o “outro”. Seria uma antítese se o amor brotasse apenas da semelhança ou até uma utopia se falarmos em igualdade, pelo contrário, o amor constrói-se quando as diferenças não separam. Todavia, o que aproxima ou separa as pessoas não são as diferenças, mas sim os valores e é precisamente na diferença onde a margem de aprendizagem e crescimento é maior, (por isso, não deve ser considerada como uma subtração, mas sim como uma soma porque nos enriquece).
A metodologia do Projeto Educativo assenta na Filosofia de Ubuntu, que permite trabalhar com os educandos os cinco eixos de intervenção, que se complementam entre si, numa vertente individual e coletiva, numa lógica progressiva. Os objetivos definidos para cada vetor de intervenção constam no Plano Individual de Intervenção (PII) e são avaliados através de indicadores e fontes de avaliação, traduzindo o grau de sucesso dos mesmos.