Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Projeto Educativo

livroReclamacoesS

Facebook

Twitter



Aos 13 de Junho de 1986, procedeu-se à inauguração do Novo Lar da Fundação Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar – Bragança, com a presença das seguintes individualidades: António José Rafael, Bispo de Bragança-Miranda Manuel António Alves Ezequiel Azevedo Calçada José Manuel Fernandes RTP Carlos António Barreira Maria Amélia Carlão Rodrigues || No dia 17 de fevereiro de 1987, visitou esta instituição a Ex.ma Dra Maria de Jesus Simões Barroso Soares, digníssima Esposa de Presidente da República: “É com gosto e interesse em ser útil a esta instituição que me encontro hoje aqui para esta visita, no momento em que, precisamente, Bragança é a capital temporária do país” Maria Barroso Soares || “Foi com muito interesse e admiração que visitei esta instituição e admirei a magnífica obra realizada. Deixo aqui uma palavra de estímulo para a continuação do trabalho em tão boa iniciativa” José Luís Vieira de Castro – Sec. Estado da Seg. Social (1-06-1987) || “Foi com grato prazer que visitei esta instituição e as suas boas instalações. Fazendo votos que esta nova casa permita maior constituição para um futuro mais risonho para estas crianças. Gostaria ainda de deixar um voto de estímulo à Direção desta casa.” Chefe de gabinete de Secretário de Estado da Segurança Social || “É com muito prazer que visitei no Dia Nacional da Segurança Social esta maravilhosa obra de rapazes.” Maria do Rosário (08-05-1988) || “Para esta digna instituição que faz relevante serviço tem prestado ao nosso distrito com um profundo sentido de solidariedade e fraternidade humana. Quero em meu nome e da Câmara Municipal que continuem a aprofundar esta via, construir um espaço de fraternidade e de apoio aos mais carenciados, jovens que muito agradecerão toda a dedicação colocada pelos membros da direção. António Jorge Nunes – Presidente da Câmara Municipal de Bragança – 22-12-1998.

projeto educativo ca“O amor encanta-se com as diferenças.”

O Projeto Educativo “Rotas de Esperança 2022-2024 – O Amor encanta-se com as diferenças” insere-se na estratégia de continuidade e consolidação da qualificação da Casa de Acolhimento, através do novo paradigma, procurando prestar um serviço terapêutico de qualidade, que possa suprimir as necessidades e especificidades de cada educando, potenciadoras de crescimento pessoal e desenvolvimento humano, de forma individualizada e gradual, sendo que as problemáticas existentes se verificam mais diversificadas e complexas.

       Assume-se como um instrumento estratégico que nos orienta na nossa ação, pois estão operacionalizadas todas as linhas orientadoras de toda a atividade pedagógica, assim como, objetivos, recursos e outras informações relevantes, numa perspetiva integrada e ecológica. Tem como princípio promover uma consciência e uma cultura coletiva de abertura, reflexão, monitorização e análise permanente nos processos de trabalho.

       O título deste Projeto Educativo – “O amor encanta-se com as diferenças” está centrado na temática do amor e na construção de si próprio, surge ancorado à premissa de que o amor e a empatia devem estar na base de qualquer ser humano feliz. Paralelamente, é nosso desígnio abraçar e educar para as diferenças oferecendo amor, pois só através do amor é possível cimentar a vinculação necessária para que exista uma aproximação do “eu” com o “outro”. Seria uma antítese se o amor brotasse apenas da semelhança ou até uma utopia se falarmos em igualdade, pelo contrário, o amor constrói-se quando as diferenças não separam. Todavia, o que aproxima ou separa as pessoas não são as diferenças, mas sim os valores e é precisamente na diferença onde a margem de aprendizagem e crescimento é maior, (por isso, não deve ser considerada como uma subtração, mas sim como uma soma porque nos enriquece).

         A metodologia do Projeto Educativo assenta na Filosofia de Ubuntu, que permite trabalhar com os educandos os cinco eixos de intervenção, que se complementam entre si, numa vertente individual e coletiva, numa lógica progressiva. Os objetivos definidos para cada vetor de intervenção constam no Plano Individual de Intervenção (PII) e são avaliados através de indicadores e fontes de avaliação, traduzindo o grau de sucesso dos mesmos.

projeto educativo ca2.jpg

Navegação Casa de Acolhimento