História
A Fundação Casa de Trabalho, numa perspetiva de complementaridade às respostas sociais já existentes, sentiu a necessidade de criar um serviço especializado na área da intervenção social e comunitária, nomeadamente na vertente familiar.
Através dos acordos de cooperação, em 10/09/2018, protocolou-se com o Instituto de Segurança Social de Bragança e a Fundação Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar – Patronato de Santo António, Instituição Particular de Solidariedade Social, a resposta social CAFAP, integrando duas modalidades: Ponto de Encontro Familiar e Preservação Familiar, de acordo com o regulamentado pela Portaria nº 139/2013 de 2 de Abril.
Na Preservação Familiar, procura-se prevenir a institucionalização ou, o aumento das situações de perigo já identificadas, junto de 50 famílias.
O Ponto de Encontro Familiar pretende ser um espaço neutro e idóneo visando a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares, nos casos de interrupção ou perturbação grave de convivência familiar, junto de 30 famílias.
Missão
Visão
Princípios Orientadores da Intervenção
- Promoção dos direitos e proteção da criança e do jovem;
- Intervenção sistémica;
- Valorização das competências;
- Autonomia das famílias;
- Participação e corresponsabilização das famílias;
- Colaboração entre os profissionais;
- Intervenção mínima;
- Privacidade;
- Obrigatoriedade da informação.